Bete Aguirre

O Blog da Bete!

A origem da porcelana e sua pintura

novembro2

Origem da porcelana


Os primeiros registros da origem da porcelana foram feitos em tempos remotos na China, entre os séculos VI e VII. Apesar de não existir uma data precisa, acredita-se que um forno de cerâmica ultrapassou a temperatura habitual, resultando em um elemento que surpreendeu por sua dureza, translucidez, pureza e cor branca. Ainda hoje, as louças de porcelana branca  são alternativas infalíveis para compor a mesa com sobriedade e charme.

Os chineses trabalhavam com o material de modo muito delicado, realizando exportações para o Oriente Médio e atendendo à realeza. Da China é possível encontrar diferentes modelos de estampas, incluindo desenhos com um conceito imperial que deixam a recepção dos convidados mais sofisticada.

Tempos mais tarde, essa sutileza chinesa chamou a atenção da Europa. O continente conheceu a matéria-prima graças a Marco Polo, no século XIII. Desde então, ela foi reconhecida pelo seu requinte.

Reinvenção europeia

Com o decorrer da história, os europeus tentaram reproduzir a massa, disseminando a porcelana através das companhias das Índias, inglesas, francesas e portuguesas. Inicialmente não obtiveram sucesso na produção, porém quando descobriram a fórmula imprimiram uma identidade renovada ao material. Essa descoberta e o sucesso da composição européia são associados ao cientista alemão Ehrenfried Walther Von Tschirnhaus e ao alquimista Friedich Böttger, também alemão.

Outro país que se destacou nesse sentido foi a França, pois alcançou um visual muito branco, suave e puro em suas criações. A pintura inglesa também ficou marcada por sua precisão em detalhes, maestria nos acabamentos, preferência pelos tons azuis e brancos ao trazer cenas campestres, da natureza e do cotidiano.

Hoje em dia, há relíquias em museus, jogos de jantar e de chá, jarras, enfeites, vasos e diversos produtos tradicionais e inovadores feitos a partir da porcelana. Ao longo do tempo novas técnicas, procedimentos, desenhos e inspirações foram adquiridos. Assim, ela participa de diferentes propostas decorativas com o máximo de charme, preservando sua bela estrutura e caráter nobre.

Presença na decoração

É interessante saber que a porcelana é feita com um tipo de argila branca e depois queimada em altas temperaturas. Ela só é decorada posteriormente com pinturas artesanais, adesivos, aplicação de decalque e técnicas distintas, das mais antigas às atuais

Grandes marcas no mundo todo se destacam por incorporar novidades e produzir porcelanas finas. Elas são ideais para servir a mesa com elegância e feminilidade. Há conjuntos que exploram toda a versatilidade da matéria-prima, trazendo formas sofisticadas e tons suaves. Peças com abordagens florais transmitem um clima primaveril para receber ao ar livre ou elaborar eventos no fim da tarde.

Além de tudo isso, a porcelana pode estar presente nas superfícies! O porcelanato, um tipo de revestimento prático e resistente que geralmente apresenta muito brilho, se adéqua às paredes e pisos. Existem diversas opções de cores para revestir com beleza em todas as demandas decorativas.

em

o endereo de e-mail no ser publicado

Website example

Seu comentrio: