Bete Aguirre

O Blog da Bete!

Os Dez Mandamentos da terceira idade

junho30

 

1º – Não se aposente da vida para se tornar a praga da Família.  A vida é atividade e o verdadeiro elixir da eterna juventude é o dinamismo.  Não despreze as ocupações enquanto tiver energia para as lutas cotidianas.

2º - Seja independente e preserve a sua liberdade mesmo que seja dentro de um quartinho.  Quem renuncia ao próprio lar, obriga-se a andar na ponta dos pés para evitar atritos com noras, genros, netos e outros parentes.

3º - Mantenha o governo da sua própria bolsa.  Ajude os seus filhos financeiramente, na medida das suas posses;  reserve uma parte para emergências e lembre-se que um filho ambicioso pode ser mais temível que um inimigo.

4º - Cultive a arte da amizade como se fosse uma planta rara, cercando os familiares de cuidados, como se fossem flores.  Se a sua memória estiver falhando, anote numa agenda sentimental as datas mais importantes das suas vidas e compartilhe com eles a alegria de estar presente.

5º - Cuide da sua aparência e seja o mais atraente possível.  Não seja um daqueles velhos relaxados, que exibem caspa na gola do paletó e manchas de gordura na roupa que revelam o cardápio da semana.  Nunca despreze o uso de água e sabão.

6º - Seja cordial com os seus vizinhos.  Evite implicar-se com o latido do cachorro, o miado do gato, o lixo fedorento na calçada ou o volume do rádio.  Um bom vizinho é sempre um tesouro, especialmente se os parentes morarem distantes.

7º - Cuidado com o nariz e não se intrometa na vida dos filhos adultos.
Eles são seres com cérebro, coração, vontade e contam com muitos anos para cometerem oa seus próprios erros.

8º - Fuja do vício mais comum da velhice, que é a “presunção”.  A longa vida pode não lhe ter trazido sabedoria.  Há muitos que chegam ao fim da jornada tão ignorantes como no início dela.  Deixe que a “humildade” seja
a sua marca mais forte.

9º - Os cabelos brancos não lhe dão o privilégio de ser ranzinza e inconveniente.  Lembre-se que toda paciência tem limite e que não há nada mais desagradável do que alguém desejar a sua morte.

10º - Não seja repetitivo, contando a mesma história três, quatro, cinco vezes. Quem olha só para o passado, tropeça no presente e não vê a passagem para o futuro.  

  
(Adaptação de “Compreendendo Melhor Como Viver a Terceira Idade, na Opinião da Terceira Idade”, do Dr. Conceil Corrêa da Silva)
3 Comentários para

“Os Dez Mandamentos da terceira idade”

  1. Avatar julho 15th, 2010 at 16:50 Leonor Leoni Amaral Says:

    Adorei os 10 mandamentos da 3ª idade. Serve para reflexão de muitos que não sabem que já chegaram nela, bem como os que fazem dela o porque de muitos atos e atitudes ridículas.


  2. Avatar outubro 18th, 2011 at 7:25 norma Says:

    DESCOBRI TEU BLOG E FIQUEI FASCINADA. TENHO MUITA VONTADE DE CRIAR UM, MAS COMO ESTOU BABÁ DE NETINHO DE OITO MESES, O TEMPO É EXÍGUO.
    MESMO ASSIM, QUERO SABER SETU ACEITAS RECEBER ALGUMAS COLABORAÇÕES EM TEXTOS, CURIOSIDADES…?
    UM ABRAÇO
    Norma Greff Minuzzi, Caxias do Sul,RS


  3. Avatar março 28th, 2012 at 13:32 Edda Maria Says:

    After reading your blog post I browsed your website a bit and noticed you aren’t ranking nearly as well in Google as you could be. I possess a handful of blogs myself and I think you should take a look here: http://dominateseowithwordpress.com You’ll find it’s a very nice tool that can bring you a lot more visitors. Keep up the quality posts


o endereo de e-mail no ser publicado

Website example

Seu comentrio: